quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Novo guia estilístico ajuda jornalistas a familiarizarem-se com a Bíblia

Foi lançada pela Sociedade Bíblica uma nova ferramenta de referência para ajudar jornalistas e publicistas a acostumarem-se a matérias bíblicas.

O Guia Estilístico da Bíblia é um livro de 80 páginas cheio de factos, ilustrações, explicações e impressões sumariadas com vista a ajudar os profissionais da comunicação social a relatarem histórias da Bíblia confiantemente.

Responde a questões jornalísticas básicas tais como o número de livros que constituem a Bíblia, e como os Cristãos lidam com os textos violentos nas Escrituras.

Tem também um glossário de 20 páginas de termos bíblicos e ideias que vão desde Abraão ao Sionismo, levando, entretanto, em conta a Criação, o Dia do Julgamento e Satanás. Além de mencionar questões controversas, o guia estilístico também inclui termos que são habitualmente mal entendidos.

Com a Bíblia a ter cada vez mais destaque nos cabeçalhos – desde as contendas sobre a homossexualidade na Igreja Anglicana, até à Bíblia de Kate McCann alvo de investigação, e com os seus conteúdos (da Bíblia) discutidos, dissecados e debatidos numa base semanal, o guia estilístico será uma ferramenta vital para os que estão na indústria da Comunicação, afirmou a Sociedade Bíblica.

Os profissionais da comunicação social aprovaram o guia.

“O Guia Estilístico da Bíblia é um recurso inestimável para os jornalistas que reportam um Mundo pós-11 de Setembro em que a religião domina cada vez mais a agenda noticiosa,” disse James Macintyre, Correspondente para os Assuntos Religiosos do The Independent. O Guia é informativo sem ser abonatório, denuncia muitos chavões e é substancial. É útil para os já entendidos, como também para aqueles que têm urgência em acompanhar.”

O desenvolvimento do guia faz parte da missão da Sociedade Bíblia em ajudar os profissionais dos meios de comunicação a reportarem a Bíblia com precisão e confiança.

David Ashford, Director para o Desenvolvimento dos Meios de Comunicação da Sociedade Bíblica, acrescentou: “O Guia Estilístico da Bíblia fornece uma instrução rápida a jornalistas e publicistas ocupados. Quer se esteja a noticiar acerca do Criacionismo ou Sionismo, ou se queira conhecer o tal apóstolo de tal epístola, o Guia Estilístico da Bíblia está para ajudar os jornalistas a iniciarem-se.”

A Sociedade Bíblica lançou um blogue de acompanhamento para jornalistas e publicistas que segue e comenta a cobertura da Bíblia na comunicação social, acessível em www.bitemybible.com

Fonte
: Diário Cristão