segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Cristão e a Política

Pr. Euder Faber

Grande tem sido o debate sobre a questão se o cristão, mas precisamente o evangélico, deve se aventurar na política partidária. Algumas pessoas alegam que a política não é lugar para “crentes”. Outras dizem que se alguém se envolver com a política fatalmente acabará se corrompendo com ela. Ainda há aqueles mais radicais que afirmam que não devemos nem mesmo votar, pois se votamos estamos mesmo que indiretamente tomando parte no governo daquele que ajudamos eleger.

Mas também há aqueles que defendem que os cristãos devem se envolver diretamente no processo eleitoral, pois segundo estes os “crentes” têm muito que contribuir na política, na defesa de políticas que visem à melhoria das condições da população em geral e na defesa de valores que dignifiquem a pessoa humana, além de serem “sal” e “luz” num ambiente corroído como é o meio político.

Mas quais destas posições podemos ter como a mais sensata e coerente?

Como pastor e líder evangélico estou ciente dos riscos que envolvem o cristão no exercício da política partidária, sei que muitas têm se deixado levar pela corrupção e manchado a imagem do evangelho, mas também que há muitos que têm se diferenciado numa conduta ilibada e digna de respeito.

Não concordo com aqueles que pregam uma espécie de isolacionismo em relação ao restante da sociedade, defendendo até mesmo o não exercício de nossa cidadania por meio do voto. A Bíblia nos diz que somos cidadãos dos céus, mas não podemos esquecer que também somos cidadãos brasileiros – nunca esqueçamos que Paulo ao ser discriminado fez valer o seu direito como cidadão romano que lhe conferia na época diversos privilégios.

Não posso também esquecer que diversos homens de Deus ao longo da história Bíblica exerceram posições políticas administrativas importantes em diversos governos, dentre eles destacamos José como governador do antigo Egito, podemos citar também a Daniel e seus amigos que exerceram cargos importantes nos impérios babilônico e medo-persa.

A questão não deve ser se o cristão deve ou não se envolver com a política, mas quais as razões, motivações e objetivos para esse envolvimento. Deve-se questionar se estão em busca de promover o Reino de Deus ou seu próprio reino, penso que estão questões são fundamentais para analisarmos esse fato.

Creio eu que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo não pode ter qualquer atrelamento político partidário, contudo ela não pode ser apolítica pois mesmo tendo status de espiritual, ela se encontra ainda na dimensão humana e deve ter responsabilidade na defesa das pessoas e dos valores do Reino de Deus.

Penso ser louvável que homens e mulheres que são orientados por valores cristãos ocupem espaços em todas as esferas de governo e desta forma venham contribuir para a sociedade, bem como para o crescimento do indivíduo e para sua família.

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nossa tão amada nação.
Paz a todos.

Pr. Euder Faber é presidente da Visão Nacional Para a Consciência Cristã em Foco – VINACC, e coordenador geral do Encontro Para a Consciência Cristã, que acontece todos os anos durante o carnaval em Campina Grande – PB. Informações: www.vinacc.org.br